FANDOM

Wiki Ingress em português

Scanner

Este Wiki destina-se a quem quer aprender o básico para começar a jogar e obter algumas dicas simples de como melhorar sua performance no jogo.

Ao sair para jogar, lembre-se da regra mais importante: divirta-se! Os membros das equipes são adversários, não inimigos. Se não houver adversários, não há jogo!

Objetivo do Jogo Editar

Existem dois times no jogo: Resistance (Resistência) que usa a cor azul, e Enlightened (Iluminados) que usa a cor verde.

O objetivo é levar o seu time a obter o maior número possível de portais ligados entre si (Links) formando um campos de controles (Fields). Os Fields somam MUs (Mind Units) que definem a pontuação do jogo.

Como jogar Editar

Para jogar, você deve literalmente se mover pela cidade até alcançar os portais. O percurso pode ser feito a pé, de bicicleta ou mesmo de carro.

Observação: Neste modal, a velocidade limite para a realização de ações é de 60km/h.

Quase todas ações no jogo lhe darão pontos (AP - Action Points), que quando acumulados possibilitam subir de level no jogo.

Confira a Tabela de Pontos para maiores informações.

Definições Iniciais Editar

Portal Editar

Portal é um local no mundo real que esteja cadastrado no jogo, que, geralmente, tem alguma relevância histórica ou artística. Pode ser qualquer coisa (exemplos: uma escultura, uma placa, um prédio, um grafite) que esteja ao alcance de qualquer um no mundo físico.No jogo o portal pode estar neutro (cinza) ou capturado por um dos dois times: Resistência (azul) ou Iluminados (verde).

Link Editar

Link é a interligação realizada entre dois portais da mesma equipe, são representados por uma linha, na cor da equipe que o formou, que interliga os dois portais. Um link nunca pode cruzar outro link ou field, não importa de qual equipe.

Para maiores informações consulte a página Link.

Field Editar

Field (Campo de Controle) é uma área triangular delimitada por 3 links que ligam 3 portais distintos. É representado por uma área na cor da equipe que o criou.

Para maiores informações consulte a página Control Field.

Range Editar

Para realizar a maior parte das ações do jogo, é preciso estar fisicamente no local. Há um círculo amarelo em volta da seta que lhe representa sua localização no jogo. Diz-se que tudo que estiver dentro dos limites do círculo está dentro do range. Este círculo tem raio equivalente a 40 metros.

XM Editar

XM (Exotic Matter) é a energia do jogo, e tudo ocorre em função dessa energia, que é consumida para realizar a maioria das ações.

Esta energia é representaserda por pontinhos brilhantes que estão espalhados pelo ambiente. Os portais são as fontes de XM.

Para coletá-la, basta que ela esteja dentro do seu Range, não sendo necessária nenhum tipo de ação para isto.

A barra logo acima do seu nick indica a quantidade de XM que você possui.

Observação: Caso sua barra esteja completa, não será possível coletar mais.
Para maiores informações, consulte a página Exotic Matter.

Hack Editar

Sempre que estiver com um portal dentro do range, aparecerá a opção de Hack.

Com a ação de hackear um portal adquire-se itens para realizar as demais ações do jogo.

Via de regra, é possível apenas 4 hacks em um intervalo de 5 minutos cada em cada portal. Após isso, deve-se esperar 4 horas para uma nova sequência de 4 hacks no mesmo portal. Estas regras impedem que um jogador passe um dia inteiro adquirindo itens em um mesmo portal

Observação: Quanto maior o level do portal, maior será o level dos itens obtidos.
Observação: Os itens a serem obtidos e a quantidade são totalmente aleatórios.
  • Cooldown: Período de 5 minutos entre um hack e outro em um mesmo portal. Pode ser diminuído com o uso do mod Heat Sink
  • Burnout: Período de 4 horas entre uma sequência de 4 hacks em um mesmo portal. A contagem inicia-se quando efetuado o primeiro hack.
Para maiores informações, consulte a página Hack.

Glyph Hack Editar

É como um Hack em modo avançado. A diferença para o hack comum é o surgimento na tela de um pequeno jogo da memória, onde deve-se reproduzir uma sequência de simbolos para ganhar itens bônus

Quanto mais imagens e mais rápido reproduzir corretamente a sequência apresentada, maior a chance de conseguir quantidades maiores de itens em um mesmo hack.

Para Acessar o Glyph Hack, mantenha pressionada o botão de hack durante alguns instantes.

Observação: Há alguns aplicativos de terceiros disponíveis para treinar a sequência de glyph.

Validação do CelularEditar

O jogo dá a opção de validar o celular através de código enviado através de SMS ou escutando através de ligação telefônica. Essa validação é importante pois sem ela não é possível progredir no jogo. Entre as restrições encontradas até agora temos:

  • Limite de 19999AP
  • Limite de 2000XM
  • Limite de 100 itens no inventário
  • Não pode fazer drop de itens
  • Chega no máximo no nível 2

Essa validação evoluiu para uma simples checagem do email da conta o que conferia ao jogador a medalha Verified, por passar pela checagem de segurança inicial. Todavia com a nova gerência do jogo pela Niantic que se desmembrou da Google essa checagem caiu em desuso juntamente com a medalha, permanecendo as restrições e posteriormente extinguindo as restrições também.

JogoEditar

AP

XM - Exotic Matter

MU - Mind Units

Portal

Scanner

Medals

AçõesEditar

Deploy

Drop

Ataque

Hack

Recycle

Link

Control Field

ItensEditar

ADA Refactor

Capsule

Capsule MUFG

Jarvis Virus

Media

MODs

Portal Key

Power Cubes

Resonator

Ultra Strike

XMP Buster

ModsEditar

Force Amp

Heat Sink

Link Amp

Multi-Hack

Portal Shield

Turret

LinksEditar

Ingress

Niantic Project

Guia de Campo do Agent Ingress